O VariCAD é um sistema de CAD 3D/2D, vocacionado especialmente para o desenho em engenharia mecânica. O software CAD abrangente, permite aos desenhadores, criar, avaliar e modificar os seus modelos de uma forma muito rápida. O software é vendido num único pacote “completamente carregado”, com todas as funções, por um preço muito acessível

O VariCAD fornece uma excelente relação preço-performance, tornando-o, uma das escolhas mais inteligentes do mercado hoje. O Interface Gráfico Utilizador do VariCAD (GUI), foi criado para permitir uma orientação rápida e intuitiva, em ambos 3D/2D.

Nós talhamos cuidadosamente e afinamos o GUI, de modo a refletir o processo de pensamento de um desenhador, de tal modo que as ideias, possam ser capturadas e comunicadas, com o mínimo de passos possíveis. Todos os comandos foram criados com a atenção na facilidade de utilização.

Existe um cursor inteligente, vários modos de detecção e seleção, linhas de construção 2D e uma grelha ortogonal. Estas são apenas algumas das ferramentas, que permitem trabalhar com o VariCAD de modo muito fácil. Pode iniciar criando um modelo 3D e depois usá-lo para criar ficheiros de desenho automaticamente, com vistas, ou então desenhar simplesmente no 2D. Desenhar no 3D, é geralmente mais “natural,” porque é menos ambíguo e representa de modo mais fiel, quer as peças ou as montagens.

A abordagem pelo 3D, é normalmente mais intuitiva que o desenho a 2D. Os modelos criados no 3D, são mais facilmente convertidos para documentação 2D convencional. O VariCAD fornece uma biblioteca de sólidos básicos 3D (prisma, cilindro, cone, etc.), que podem ser facilmente modificados pela edição dos seus perfis originais ou dos seus parâmetros. Os sólidos, também podem ser facilmente criados, pela rotação de perfis, extração ou evolução entre perfis.

Para ferramentas mais complexas, incluindo rotações de combinação entre dois perfis, evoluções entre um círculo e um retângulo e criação de superfícies helicoidais, existem também funções disponíveis. Os sólidos podem ser adicionados ou subtraídos, representando deste modo árvores Booleanas de peças mecânicas reais. As operações Booleanas têm opções para corte automático, ou remoção automática de volumes subtraídos. Operações pré-definidas, como furos, facejamento, abertura de escatéis, ou aplicação de chanfros e/ou boleados, estão também disponíveis.

O VariCAD também fornece ferramentas para suporte de montagens. Se a ligação entre uma peça e uma montagem, estiver definido, quaisquer alterações realizadas no ficheiro peça, são refletidas no ficheiro de montagem e vice-versa.

Podem também ser definidas cópias ligadas. Neste caso, a edição de um objeto, causa a atualização de todas as cópias ligadas, em caso de alteração. Podem ainda ser definidos grupos de sólidos, tornando a seleção e a visibilidade mais simples, quando estamos a trabalhar com vários objetos.

Uma das excelentes funcionalidades da modelação 3D, é a verificação e o controle de colisões entre componentes. O VariCAD pode controlar as montagens 3D, para possíveis colisões (volumes sobrepostos) entre componentes. O VariCAD pode calcular áreas de secções 2D, áreas de superfície, volumes, massa, centros de gravidade e momentos de inércia. Está também incluída uma biblioteca de cálculos mecânicos, para peças standard, usadas diariamente pelos engenheiros mecânicos.

Estes cálculos incluem, molas à tração e compressão, ligações aparafusadas pré-tensionadas, cavilhas e chavetas, rolamentos, barras e vigas sob tensões combinadas (torsão e flexão), rodas dentadas de diversos tipos e correias.

O VariCAD pode também criar superfícies planificadas (planas) a partir dos sólidos 3D. As coordenadas XY das superfícies planificadas, podem ser guardadas para um ficheiro de texto, de modo a serem tratadas posteriormente. É possível também introduzir coeficientes de torsão, de modo a configurar os seus cálculos.

O VariCAD contém bibliotecas de peças mecânicas standard (ANSI, DIN), tais como parafusos, porcas, cavilhas, freios, chavetas, anilhas, rolamentos e perfis normalizados. Possui também opções para símbolos de hidráulica, pneumática e eletricidade. Os modelos 3D, são facilmente convertidos para desenhos 2D, de modo a produzir documentação de desenho convencional. É possível criar vistas 2D de um ou mais sólidos selecionados, definindo as vistas no 3D. Como complemento, é possível exportar secções especificadas.

O VariCAD suporta ainda as atualizações de um desenho 2D, depois de existirem alterações no 3D. As funções de desenho são orientadas para o uso fácil em engenharia. Algumas das funções de desenho 2D, incluem:

  • Um cursor inteligente que detecta automaticamente objetos e pontos notáveis;
  • Vários modos de ganchos;
  • Linhas de construção auxiliares;
  • Modo ortho;
  • Grelha rectangular;
  • Níveis de desenho (layers);
  • Até 250 níveis;
  • Criação de blocos;
  • Padrões com reconhecimento e detecçã_o de fronteiras em modo automático;
  • Cotagem avançada;
  • Símbolos de acabamento superficial de superfícies;
  • Símbolos de soldadura;
  • Símbolos de tolerâncias e mais…
  • Pode desenhar em milímetros ou em polegadas. O VariCAD fornece ferramentas para manter as bases de dados de desenho, que representam a estrutura de dados do produto. As bases de dados podem ser criadas manualmente (usando a extração a partir da montagem), ou através do carregamento de um ficheiro.

Existem constrangimentos entre os dados de uma peça e as legendas de um desenho de montagem, com a base de dados de montagem. É possível construir uma lista de materiais (BOM) a partir da base de dados e depois modifica-la facilmente através do uso de comandos, como a alteração dos atributos de massa, ordenamento de informações, etc.

A estrutura de dados do produto (BOM) pode ser exportada para outros sistemas ou ainda para uma folha de c·lculo. A criação automática da lista de materiais e da legenda, é outra das funcionalidades muito úteis do VariCAD. É usada uma máscara para a sua configuração, se criar uma máscara para as listas de materiais e legendas, é possível usá-las até que seja necessária uma alteração.

O VariCAD pode trocar ficheiros com outros sistemas de CAD. É possível exportar ficheiros em formato STEP (3D), STL (3D), IGES (3D), DWG (2D), DXF (2D) e importar em STEP (3D), DWG (2D), DXF (2D). Os ficheiros podem ser convertidos individualmente ou em rotina batch, deste modo convertendo vários ficheiros num único passo.