O software IDEA é uma aplicação BIM de arquitectura, extremamente potente e combina a interface tipo AutoCAD com a tecnologia sofisticada BIM. O IDEA vai de encontro às necessidades do arquitecto no que diz respeito à criação de modelos, fotorealismo de alta qualidade e animações virtuais. As últimas versões do IDEA redefiniram os standards da indústria, ao introduzir uma nova geração BIM, construída por cima das funcionalidades 4MCAD.

O IDEA fornece liberdade ilimitada na construção de modelos de edifícios 3D, graças à sua estrutura BIM “State-of-the-Art”. A visualização em tempo real das transformações dos modelos, ao mesmo tempo em que estas são executadas permite ao utilizador focar-se absolutamente no processo de desenho, evitando assim tarefas de desenho consumidoras de tempo. Ao definir ou editar qualquer elemento do edifício (ou até todos os componentes do edifício), todos os desenhos 2D-3D do edifício são imediatamente actualizados e correctamente apresentados.

Sem qualquer dúvida, o IDEA é uma vantagem para qualquer arquitecto, não apenas pelas suas inúmeras vantagens, mas também pelo facto de ser uma solução acessível e em que os custos são quase nulos em termos de formação, suporte e manutenção. Algumas das funcionalidades do IDEA incluem:

  • Estrutura BIM avançada para actualizar de forma contínua os desenhos do projecto (secções, vistas, perspectivas, etc), mantendo ao mesmo tempo quaisquer intervenções realizadas pelo utilizador (inserção de itens de biblioteca, textos, anotáveis, etc);
  • Explorador inteligente dos desenhos do projecto (explorador com vista em árvore, dos desenhos);
  • Performances de renderização elevadas baseadas em OpenGL, bem como animações em tempo real do modelo renderizado;
  • Modelador de telhados melhorado com opções ilimitadas para desenhar qualquer tipo de estrutura;
  • Projecto inteligente para criar mais entidades do edifício (como por exemplo chaminés, pergolas, etc);
  • Melhorias significativas no que diz respeito aos refinamento do projecto de arquitectura (como por exemplo as uniões automáticas entre os objectos do edifício, apenas se necessário, visualização opcional das linhas das paredes, lajes nas vistas ou nas secções, definição de objectos através de polilinhas, etc), bem como o projecto topográfico (criação automática dos triângulos referentes ao modelo do terreno);

Performance imbatível devido ao novo motor de alta velocidade 4MCAD.

idea-02

idea-03