O MITCalc é um conjunto de cálculos técnicos, disponíveis em vários idiomas, entre os quais o português, que cobrem áreas como mecânica e industrial, para todas as rotinas diárias. Este programa é fiável, preciso e acima de tudo, vai guiar o utilizador pelo projecto de componentes, na procura da solução de um problema técnico ou num cálculo de engenharia, onde não é necessário ter qualquer conhecimento avançado da área. O MITCalc contém ambos, projecto e verificação de cálculos de muitas tarefas comuns, tais como: engrenagens, correias, vigas, veios, molas, ligações aparafusadas, entre muitos outros.

Existem também muitos materiais, comparações e tabelas de decisão, incluindo um sistema para a administração de tarefas resolvidas. Os cálculos suportam ambos os sistemas de unidades, sistema Métrico e Imperial e são processados de acordo com as normas ANSI, ISO, DIN, BS, CSN e normas Japonesas. É um sistema aberto, projectado no Microsoft Excel, o que permite não apenas modificações definidas pelo utilizador e extensões também pelo utilizador, sem quaisquer capacidades de programação, mas também uma interligação mútua dos cálculos, que é única no desenvolvimento dos cálculos complexos, feitos à medida. Esta interacção sofisticada com muitos softwares de CAD 2D (AutoCAD, AutoCAD LT, IntelliCAD, Ashlar Graphite, TurboCAD) e 3D (Autodesk Inventor, SolidWorks), permitem que o desenho seja desenvolvido ou que os modelos 3D sejam inseridos nestes pacotes, em poucos segundos. O licenciamento OEM dos cálculos selecionados ou do produto completo, também está disponível. O pacote de instalação do MITCalc, está disponível em www.mitcalc.com, tendo o utilizador, 30 dias depois da instalação feita, para testar o programa, sem qualquer limitação.

Sistemas CAD 2D

A maioria dos cálculos, permitem uma exportação directa para os sistemas CAD 2D, principais. Basta escolher o sistema CAD no cálculo e depois a vista desejada (tipo de projecção). É então gravado um desenho directamente no sistema CAD, com a escala corrente e o sistema de níveis.

Os sistema de CAD suportados nesta altura são: Ficheiro DXF, AutoCAD (12-2019), AutoCAD LT (95-2019), IntelliCAD, Ashlar Graphite, TurboCAD. O projecto é totalmente aberto e o utilizador pode ligar outros sistemas CAD ou definir novos modelos de desenho, baseados nos valores calculados.

Sistemas CAD 3D

Estes estão instalados na forma de plug-ins individuais, que contêm os modelos paramétricos relevantes e uma interface entre o Excel e o sistema de CAD seleccionado. Uma montagem, pode consistir de não apenas componentes individuais, mas também de grupos de componentes (sub-montagens). Por exemplo, é possível inserir uma solução completa de uma engrenagem com correia, de uma única vez, que está completamente associativa e onde as dimensões do componente inserido (sub-montagem) vão mudar automaticamente em caso de serem feitas alterações aos parâmetros do cálculo, mais tarde. Sistemas de CAD suportados:

  • Autodesk Inventor
  • SolidWorks
  • Solid Edge
  • Pro/ENGINEER, Creo
  • Interface

    A maioria dos cálculos, possuem uma interface similar, em que a vantagem é a disposição de cima para baixo – cada tarefa flui de forma lógica, desde a atribuição de parâmetros, até ao resultado. Por outras palavras, a estrutura de um cálculo, é como está acostumado quando está a resolver a mesma tarefa com uma máquina de calcular e uma folha de papel. As outras vantagens são:

  • O sistema “Notas do Especialista” contém recomendações e dicas para a entrada e saída de valores [1].
  • Suporte de unidades standard e do sistema imperial [2].
  • Valores recomendados – o cálculo “sabe” como definir (estimar) os coeficientes correctos [3].
  • Qualquer alteração de parâmetros, resulta de imediato no recálculo de toda a tarefa (uma tabela).
  • Para a maioria dos cálculos, existe um modo disponível chamado “Projecto Automático”, que oferece um conjunto de soluções, baseadas num mínimo de informações a inserir e um parâmetro a optimizar (e.g. peso, segurança, dimensões) [4].