Software CAM de nível superior, com um fluxo de trabalho único e uma interface amigável. O SprutCAM é um software CAM proveniente da Russia. CAM, é o diminutivo para Computer-Aided Manufacturing. O SprutCAM de criação de código G, de forma automática e é usado para vários tipos de operação, tais como, fresagem multi-eixos, torneamento, torneamento-frezagem, diversos tipos de máquina de erosão e centros de maquinação. O SprutCAM é usado para moldes e cunhos e para a produção de peças: protótipos, modelos, peças originais e produtos em série, peças suplentes, produtos em madeira, plástico e pedra, matrizes, bem como para a inscrição de gravações e imagens. O SprutCAM é usado na indústria aeronáutica, automóvel, militar, naval, potência, indústria electrónica, vários tipos de indústria pesada, medicina e em empresas de maquinação de todo o tipo de moldes e/ou cunhos e cortantes.

No SprutCAM, ao contrário de outros sistemas CAM, as colisões e as saídas para além dos limites dos eixos, são visíveis imediatamente, depois do cálculo do percurso de maquinação. Isto acontece porque o SprutCAM calcula o percurso de maquinação, tendo em consideração a localização da peça a maquinar, dentro da máquina. O SprutCAM também tem em consideração os limites dos eixos da máquina e vai calcular o percurso de maquinação de modo a evitar todo o tipo de colisões em todas as peças móveis. A programação da máquina CNC torna-se visual e a sequência de acções para obter um percurso de maquinação é assim reduzida.

No centro do SprutCAM, está um conceito, no qual cada operação subsequente da peça, é o resultado da operação anterior. Mais, ao calcular o percurso de maquinação, o SprutCAM vai tomar em consideração, o resultado da operação anterior e tomar esta informação como a peça a trabalhar. O cálculo dos percursos baseados no resultado da operação anterior, fornecem várias vantagens de uma só vez, como, a programação tornar-se visual: o utilizador é capaz de ver o resultado da remoção de material, imediatamente após o cálculo do percurso de maquinação, para cada operação; controle abrangente do controlo de colisões; percursos de maquinação optimizados e com menos passagens sem corte.

O SprutCAM é um sistema para a criação de programas NC, que permitem a maquinação de peças em fresagem multi-eixos, torneamento, torneamento-fresagem, erosão e diversos tipos de centros de maquinação com controlo numérico. O sistema permite criar programas NC para máquinas com vários esquemas cinemáticos e que podem ser usados com todos os tipos de máquinas CNC. Esta funcionalidade sofisticada e a gama extremamente variada de ferramentas, tornam o SprutCAM um sistema eficiente para a execução de: moldes, cunhos, moldes de fundição, protótipos, matrizes, peças de máquinas, peças série ou originais, peças suplentes, em madeira, plástico ou pedra e ainda para gravações e inscrições.

Tipos de maquinação

  • Frezagem 2,5 Eixos
  • Frezagem 3 Eixos
  • Maquinação Rotativa
  • Maquinação de 5 Eixos Indexados
  • Maquinação de 5 Eixos Contínuos
  • Torneamento
  • Torneamento-Frezagem
  • Maquinação Multi-Tarefa
  • Erosão de Fio
  • Corte por Jacto